Storytelling na Moda

Storytelling na Moda

Storytelling na moda: Hoje vamos abordar este assunto.

Fale a verdade: você já ficou encantado com uma história que foi contada para você, não é? E se eu te disser que isso é mais comum do que parece?

Continue a leitura e descubra detalhes bem interessantes sobre o tema.

 

Storytelling na Moda - Use Criativa
Storytelling na Moda – Use Criativa

Storytelling: como contar histórias que geram conexão

Afinal, sabemos que boas narrativas conseguem gerar uma conexão emocional que aproxima as pessoas dos fatos narrados. Isso acontece de tal forma, que você acaba se sentindo parte do que foi contado.

E você acha que esse poder iria escapar das garras do marketing? Claro que não! Há uma técnica de contar histórias que, no universo do marketing, chama-se storytelling. Esse conceito é uma ferramenta poderosa que pode ajudar as marcas de moda a criarem conexões reais com seu público.


Afinal, o mundo fashion é muito mais do que apenas roupas, calçados, acessórios e tendências, não é? Nos bastidores de cada marca, coleção ou peça existe uma história que pode ser contada. E, com a ajuda do storytelling na moda, essa história pode ser transmitida de forma mais envolvente e com forte apelo emocional.


E aí você se pergunta: como usar essa técnica de forma assertiva? Pois bem, para a sua sorte, hoje iremos tratar exatamente sobre como utilizar o storytelling na moda para transformar a sua marca. Portanto, se você tem interesse em aprender mais sobre a prática desse conceito, continue acompanhando o conteúdo!

 

https://www.youtube.com/watch?v=ceCmZP_vtm0

 

Como usar o storytelling para construir uma conexão emocional com seus clientes

Primeiramente, para criar um storytelling capaz de fisgar o coração do seu cliente, é preciso ter clareza sobre sua marca. Desenvolver uma identidade firmada e autêntica, que reflita os valores e a personalidade da empresa, é imprescindível para começar.

Com isso, as histórias poderão complementar essa identidade, apontando como os seus produtos podem se encaixar em um contexto maior. Quer exemplos?

Digamos que a sua marca é conhecida por ser uma revenda de roupas com materiais sustentáveis. Nesse sentido, você pode criar histórias que contam sobre o impacto positivo que essa escolha tem no meio ambiente.

 

Uso do Storytelling na Moda
Uso do Storytelling na Moda

Storytelling na Moda e a indústria

Para isso, falei sobre como a indústria da moda é poluente. Apresente dados, fale sobre o futuro do meio ambiente e como as práticas sustentáveis podem reduzir os danos.
Um outro exemplo pode ser dado para marcas com uma pegada mais urbana. Considere criar narrativas que conectem com pessoas que preferem esse estilo, que é mais cidade grande e que comunica liberdade.

 

Fale sobre as T-shirts descoladas e as calças jeans desgastadas, que são icônicas nesse estilo.

Utilize seu marketing em redes sociais, site e blog

Mas não se prenda à ideia de que a técnica de storytelling na moda precisa ser limitada às campanhas publicitárias. Vá mais a fundo! Utilize esse recurso em todo o marketing geral do seu negócio, como redes sociais, site e blog.

Não importa o seu tipo de negócio, seja ele um atacado de pijamas ou moda evangélica. O importante é criar uma história coerente e cativante.

Aprenda novas formas de mostrar que os produtos da sua marca são mais do que meros produtos. Eles carregam um significado importante e esse significado poderá ser sentido pelo cliente através do storytelling na moda.

Maior Atacadista do Brasil - Use Criativa
Maior Atacadista do Brasil – Use Criativa

Estudo de caso: veja como marcas famosas utilizam o storytelling com sucesso

Uma excelente forma de começar a entender o processo, é buscar inspiração em quem já aplicou e obteve sucesso. Realizar estudos de casos de marcas renomadas que utilizam storytelling na moda de forma assertiva, é um passo para entender a prática.

Para ajudar você nessa missão, separamos algumas marcas que são mundialmente conhecidas e que fazem bom uso da técnica. Com certeza, você conhece a maioria dessas marcas, senão todas. Acompanhe:

Nike

A Nike é conhecida por contar histórias inspiradoras sobre atletas e seus desafios pessoais. A campanha publicitária “Just Do It” é um grande exemplo do que estamos falando. A marca usa histórias reais de superação para se conectar emocionalmente com seus clientes. Isso cria um senso de lealdade à marca.

Levi’s

A marca Levi’s carrega o grande orgulho de ter sido a criadora das calças jeans. A marca utiliza essa história em seus anúncios para criar uma sensação de nostalgia e autenticidade. A Levi’s costuma usar imagens vintage em sua publicidade, mostrando como suas calças jeans tornaram-se um símbolo da cultura americana.

 

T-Shirts Atacado
T-Shirts Atacado

Patagonia

A Patagonia tem um firme compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. Eles se dedicam a contar histórias sobre como trabalham para preservar o meio ambiente, fabricando produtos de forma sustentável. A marca se concentra em contar histórias verdadeiras e inspiradoras que geram uma grande conexão com seus clientes.

 

Warby Parker

A Warby Parker é uma marca de óculos que também usa a técnica de storytelling de maneira eficaz. Suas histórias giram em torno sobre a missão de tornar os óculos mais acessíveis e estilosos para todos. Além disso, suas narrativas revelam ações solidárias, contando como a marca ajuda a comunidade, doando óculos para pessoas menos favorecidas.


A Warby Parker utiliza storytelling na moda para mostrar que eles são mais do que apenas uma marca de óculos. Isso fica claro ao afirmar, através de histórias, que a empresa possui um propósito e valores fortes.

Chanel

A Chanel é uma grife de luxo, conhecida por sua história e herança. A marca conta histórias sobre sua criadora, Coco Chanel, e como ela mudou a moda feminina para sempre. A técnica de storytelling da Chanel é aplicada para criar uma sensação de exclusividade e luxo em torno dos produtos. Dessa forma, conseguem fazer com que seus clientes se sintam parte de uma comunidade única.

 

https://www.youtube.com/watch?v=c33AT4utM1w

 

Considerações finais

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre storytelling na moda. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que as informações tenham sido relevantes para a sua pesquisa.

Contar histórias é uma arte que as marcas de moda devem utilizar para gerar mais conexão com seus clientes. Ao invés de apenas mostrar peças de roupas em fotos, experimente criar narrativas envolventes, tornando suas peças ainda mais desejáveis.

 

Afinal, como vimos, o storytelling na moda é uma técnica poderosa para despertar as emoções certas no seu público. Aproveite os exemplos de marcas que obtiveram sucesso com o storytelling e aplique a técnica na sua marca.

Até porque, se você quer se destacar na indústria da moda, é preciso encontrar formas de estar à frente da concorrência. Agora é hora de colocar em prática tudo o que aprendemos e começar a contar histórias incríveis!

 

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais.

Até o próximo artigo!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba tudo sobre tendências, moda e comportamento.